segunda-feira, 9 de março de 2015

Resenha: Por Lugares Incríveis by Jennifer Niven






Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.





Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


 Bom, pela sinopse já podemos ver que esse claramente é um daqueles livros que te deixam ansiosos de certa forma. Pelo menos foi assim comigo. 
 Já tinha visto esse livro antes mesmo do lançamento, mas esse título não chamou NADA minha atenção. Até que um belo dia, lá estou eu vendo as resenhas do Edu do Perdido nos livros e resolvo saber um pouco mais sobre esse livro com o título mais chato de todos os tempos. 
 Então cá estou eu para falar o quão maravilhoso e fantástico (maravilhosamente-fantástico) achei esse livro. Ah confesso que demorei um pouco mais que o esperado para resenhá-lo, mas estava em uma daquelas "ressacas literárias".




 A história gira em volta de dois adolescentes. Theodore Finch, mas só Finch para os íntimos e Violet Markey, também Ultravioleta Marcante. Esses dois se conhecem de uma maneira um tanto peculiar, ironicamente os dois estavam no mesmo parapeito, prestes a se jogar.

 Violet sempre foi de tirar boas notas, ser bonita e popular e namorar o cara que seria o sonho de muitas garotas, mas não de Violet, não depois do acidente que matou sua irmã.

 E Finch? Não tenho palavras o suficiente para descrever Theodore Finch, mas três bastam. Imprevisibilidade, loucura e suicídio. Já deu para perceber que Finch é um garoto-problema. Ele tem umas crises loucas em que simplesmente apaga, desaparece por dias, semanas ou meses. Mas quem vai se preocupar? Afinal é Theodore Finch.

 Depois do episódio do parapeito, Finch vira um stalker quase profissional, e sugere ao professor que passe um trabalho, em duplas, para que os alunos conheçam os lugares incríveis de Indiana.



 Há esse ponto já perceberam os quotes lindos que fui colocando. Separei vários deles, mas esses foram os que mais me chamaram atenção no livro.

 Por lugares incríveis foi a minha melhor leitura do ano, até agora. É um livro extraordinário, que não fala somente sobre a morte, mas também sobre a vontade de viver, mesmo que sua vida esteja um caos, sempre há alguma coisa que possa melhorar, do contrário você pode conviver com isso.

 Outra coisa que reparei foi na mensagem que o livro passa, não sou dessas de ficar tirando moral da história, mas não tem como não amar esse livro justamente por isso. A trama é genial, desenvolvida para conquistar o leitor logo de cara, e o alfabeto não tem letras suficientes para dizer o quanto gostei do livro.

 Essa foi uma resenha um pouco diferente por conta dos quotes, então espero que tenham gostado :)



    XOXO -Carol

P.S: Esqueci de comentar sobre a adaptação pro cinema, com Elle Fanning!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário