quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Resenha: Mentirosos by E. Lockhart

 Já antes de começar vou avisar, é muito importante que vocês leiam atentamente essa parte. Eu comprei esse livro sem saber exatamente nada sobre ele, somente que era um lançamento e que estava sendo muito comentado mesmo, não li sinopse nem nada, então tudo para mim foi uma grande surpresa.

  Faz algum tempo que o li, mas como já disse em minha última resenha, estou um pouco sem tempo para colocar tudo em ordem. Vou fazer a resenha em duas partes, num mesmo post. A primeira vai ser com o mínimo possível de informações para que vocês aproveitem ao máximo a leitura. A segunda, seria mais pra quem leu, e está tão desesperado para comentar com alguém o livro quanto eu. 

  Se você está em dúvida sobre comprar ou não o livro. Compre. Peça emprestado. Mas leia. Vale muito a pena, geralmente as pessoas ficam em dúvida sobre comprar um young-adult novel, mas já aviso, não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro.


  Caso estejam se perguntando " que capa é essa? " não sei de qual blog é, mas essa é a capa não-oficial, enviada para algumas blogueiras antes mesmo do lançamento.

Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.


  Candance Sinclair. Aparência de uma tradicional Sinclair, neta do patriarca da família. Linda, alta e loira. Cady, junto aos seus primos e tias, se reúnem todo verão na ilha da família, com um grande palácio, coisas que custam uma fortuna, mas isso não importa, afinal eles são "a tradicional e renomada família Sinclair". 
  
  Todo verão, Cady, Jhonny, Mirren e Gat. Gat, Mirren, Johnny e Cady. Os quatro Mentirosos. Cady, Mirren e Johnny, filhos mais velhos das três filhas do "poderoso chefão". E Gat, um amigo de Jhonny, totalmente fora dos padrões da família. 

  Os Mentirosos se conheceram com oito anos, mas como preferem chamar "o verão dos oito".
   Johnny é estalo, iniciativa e sarcasmo.
       Mirren é açúcar, curiosidade e chuva.
   E Gat. Gat era contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte.

    Os quatro, considerados Mentirosos pela família, mas não pelo significado do nome propriamente dito, e sim porque todo verão juntos, aprontavam alguma coisa. E eles também se chamavam assim. Os quatro Mentirosos.

   Mas algo aconteceu no Verão dos Quinze, algo que a família não queria que Candance Sinclair Eastman soubesse, algo que suas enxaquecas constantes não queriam dizer. Ela não voltou á ilha no Verão dos Dezesseis, ela não estava pronta, mas a questão era, pronta para que?
   
   Nesse verão, do qual ficou longe dos Mentirosos, Cady fez uma viagem com o pai, que no momento estava divorciado de sua mãe. Cady suportou, apenas suportou as enxaquecas e as "cicatrizes" do que havia acontecido.

    Cady volta á ilha, no Verão dos Dezessete, para tentar lembrar o que realmente aconteceu, e finalmente rever os Mentirosos. Gat, Mirren e Jhonny. Após dois anos sem vê-los, mandando e-mails e cartas que nunca foram respondidas, finalmente ia descobrir o que havia acontecido. 


       Lembram-se do começo quando disse que em uma parte iria comentar sobre a minha opinião sobre o livro e essa parte iria conter mais spoilers? Então, a hora é agora! Se você ainda não leu o livro e está lendo isso, feche agora mesmo, e não vão dizer que não avisei.

   Na minha opinião, este foi o melhor livro de 2014, não tenho palavras o suficiente para descrever como me senti ao ler Mentirosos. 
   
   É fantástico e enigmático. Misterioso e romântico na medida certa. O final conseguiu me fazer chorar um pouco, por conta de tudo que eles passaram juntos, e pelo real propósito de terem colocado fogo no grande palácio. Um símbolo, um símbolo de tudo que destruiu aquela perfeita família americana, todos os bens pelo qual as irmãs lutavam seriam destruídos. 

   E eles voltariam a ser a perfeita família Sinclair, e os quatro Mentirosos, Cady, Johnny, Mirren e Gat. Mas eles já não estavam mais lá, era apenas Cady. Esse livro conseguiu me prender de certo modo que não o fechei até acabar, e quando acabou, devo ter ficado no mínimo meia hora, olhando para o teto do meu quarto, só pensando sobre tudo isso, se foi justo e certo o que fizeram, e mesmo que a resposta tenha sido um "sim" , ainda me pergunto, se eles teriam sobrevivido, e como seria nos verões seguintes. Os Mentirosos, se tornando criminosos. 




XOXO - Carol





Nenhum comentário:

Postar um comentário